Vertente Estética

Definição de cirurgia estética:

 

A cirurgia plástica estética é realizada pelo paciente com o objectivo melhoras a sua aparência. A pessoa quando se submete a tal intervenção cirúrgica não a faz com intenção ou propósito de obter alguma melhora no seu estado de saúde, mas sim para melhorar algum aspecto físico que não lhe agrada.

 

 

 

Algumas cirurgias que optei por tratar:

 

 

Lipoaspiração é uma operação cirúrgica estética que remove gordura de diversos locais diferentes do corpo. As áreas operadas geralmente são o abdómen, coxas, nádegas, pescoço, porção posterior dos braços.

 

 

Na minha opinião esta é uma das cirurgias às quais os indivíduos do sexo feminino mais recorrem. Todos sabemos que ao longo da vida, o corpo tem tendência a acumular mais gorduras, o que implica um aumento de peso, que não é bem encarado pela sociedade actual, e como tal, as mulheres sujeitam-se a este tipo de intervenção com o fim de obterem um aspecto mais esbelto e jovem.


 

Mamoplastia é o nome dado à cirurgia plástica feita nas mamas humanas, podendo ser de aumento, quando se acrescentam materiais como o silicone, ou de redução, quando o médico retira parte do tecido mamário para reduzir seu volume.

 

A maioria das mulheres recorre a esta intervenção com vista ao melhoramento do seu aspecto físico, porém, esta intervenção pode ser realizada por questões de saúde, tanto fícica como mental.

Uma mulher com um peito de grandes dimensões tem a curto/médio prazo graves problemas de coluna que se devem ao peso que o peito exerce sobre a coluna e que leva a graves problemas como dor de costas, tendência a andar curvada para a frente entre outros.

Também podem recorrer a esta intervenção como reconstrução mamária, uma vez que sofreram alguma doença que levou à remoção do peito e consequentemente esta mudança repentina na fisiologia do corpo de uma pessoa pode levar a distúrbios mentais, uma vez que, a pessoa não se sente bem com a sua nova aparência e é incapaz de a aceitar.


Peelings é um procedimento de medicina estética capaz de promover a renovação celular, de forma progressiva, estimulando a regeneração natural dos tecidos. O peeling pode ser a laser ou químico.

 

 

 

 

Motivos que levam as pessoas a recorrerem à cirurgia plástica

 

 

Muita gente recorre às cirurgias plásticas por necessidade, para corrigir más formações genéticas, ou reconstruir partes danificadas por doença ou acidente. Há também quem recorra a este tipo de intervenção por motivos estéticos. De facto, em Portugal, a maior parte das operações plásticas efectuadas, são por motivos de beleza. Tirar sinais, implantes mamários, correcções ao nariz ou outras partes do corpo são as cirurgias a que os Portugueses mais recorrem.


 

 

Benefícios e malefícios das cirurgias plásticas

 

 

As cirurgias plásticas têm muitas vantagens, no entanto também apresentam muitas desvantagens e ao reflectirmos imparcialmente podemos chegar à conclusão que por vezes não vale a pena correr esse risco.

O objectivo das cirurgias plásticas é proporcionar ao paciente um corpo com que sempre sonhou, simétrico, proporcional e perfeito.

No entanto, como qualquer intervenção cirúrgica há grandes riscos, e a grande maioria das vezes, quando algo não corre da melhor forma não há nada a fazer, o processo é irreversível.

Quando recorremos a uma cirurgia deste tipo devemos reflectir bem e ter consciência de que existe probabilidade de tudo correr da melhor forma possível, mas que a probabilidade de ocorrerem danos irreversíveis não é nula.